Foi a pergunta do jornalista a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente no Brasil e candidata à presidência.
A resposta é:
"É impossível crer em Deus se não crer que Ele criou todas as coisas, não é? E se nós não sabemos como explicar as coisas, então não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem, porque nós não sabemos como elas podem ser explicadas. E a fé é exactamente isso. É nos crermos sem entendermos. E eu certamente que acredito que Deus é o criador de todas as coisas e que esse criador tem um projecto, que as coisas não acontecem por acaso algures... Existe um projecto inteligente um projecto da inteligência que governa tudo isso."
Isto é o mesmo que dizer que ou no criacionismo ou no desígnio inteligente. E que acredita neles como explicação da realidade sem que isso precise de provas, pelo menos enquanto houver alguma coisa por explicar.
Até porque mais à frente explica que não acha mal que também se ensine evolucionismo nas escolas religiosas onde já se ensina criacionismo.
Espero que o Brasil não eleve ao mais alto cargo este tipo de relativismo cultural exagerado, sustentado por "apelos à ignorância" e "Deuses-das-lacunas". Bem explícitos na frase dela.
Marina Silva foi considerada pelo Guardian uma das 50 pessoas capazes de salvar o mundo. Sim, mas só pelo poder que tem. Pelo tipo de lógica não promete muito.
Não sou brasileiro, mas um pais como o Brasil, com a importância que tem no mundo, com o numero de habitantes que tem, e toda a cultura que produz, merece um presidente melhor que isto. Alguém que valorize a ciência e que tenha um discurso coerente com o conhecimento cientifico e que considere a ciência acima da crença.
Ver aqui a entrevista de onde é retirada a frase:
http://eoqha.net/2008/criacionismo/111-entrevista-com-a-ministra-do-meio-ambiente-marina-silva/
4 comentários:
Bom, sempre há a hipótese da Marina Silva não ser alucinada e apenas tenha respondido dessa forma devido a puro eleitoralismo.
Se calhar um presidente assumidamente ateu não tem grandes hipóteses no país onde nasceu a iurd e outras seitas evangélicas.
Mesmo por cá não é boa ideia um candidato antagonizar a seita católica...
É triste.
Wyrm
Ela é evangelica.
Mas o que me assusta é a linguagem pró-milagre, usada na defesa do criacionismo. O anti-naturalismo. Essas coisas que me deixam a pensar em que é que essas pessoas se apoiam para tomar decisões acerca do mundo fisico. (saude, ambiente, tecnologia, etc)
Bom, as pessoas baseiam-se em duas coisas, diz o cínico que há em mim: nos interesses que as financiam e nos ratings de aprovação.
wyrm:
Acho que em termos de religião ela podia dizer que era catolica que tinha mais votos.
Não creio que esta resposta não corresponda às suas crenças. É muito consistente com o que os criacionistas mais ferrenhos estão sempre a dizer.
E os catolicos não sao criacionistas, não te esqueças. Nem levam literalmente uma serie de outras coisas da Biblia.
Sempre são um pouco mais sofisticados.
Enviar um comentário