terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os 7 sinais de alerta.

1 - Evidencia anedótica (1), ou falácia dos numeros pequenos, normalemente vem sobre a forma de histórinhas  do tipo em que a vizinha da dona Maria perdeu 10 kg num dia só de olhar para o produto. Depois é só repetir e mudar o nome e morada.
2- Apelo à credulidade, tipo "abra a sua mente" ou "é preciso ter um espirito aberto". Sim, porque se se pensar muito no assunto somos uns caretas de espirto fechado que ninguem gosta. Ou o que é bom é acreditar nas coisas porque nos pedem para acreditar e não porque fazem sentido ou estão provadas.
3- Promessas milagrosas, do género panaceia universal ou solução instantanea, com promessa de cura da artrite e da taquicardia de uma só vez. Além de perder os tais kilos extra. Parente da famosa BANHA DA COBRA tm. Se é bom demais para ser verdade... Se calhar não é mesmo verdade...
4- Promessas misteriosas, como se houvesse um segredo guardado que só alguns eleitos podem ter acesso, "mas agora por uns miseros trocos tambem pode ser seu". Ou ter acabado de ganhar um prémio num concurso em que misteriosamente nem tinha entrado.
5- Ter escrito: "provado cientificamente". Sim, é verdade, é um abuso oque se faz para aí. Agora tudo é provado cientificamente, pelo menos até se discutir um bocado o assunto e afinal a ciência já não poder provar tudo. Tenho visto essa alegação poucas vezes em medicamentos genuínos, etc.
6- Ter o garante de grandes gurus que não provam o que dizem - Apelo à autoridade.
7- Falácia Ad-hoc. Ou falácia da teoria feita à medida das nossas necessidades. Descreve apenas uma coisa e mais nada. Funciona sem fazer previsões e não tem encaixe racional  absolutamente nenhum a não ser no seu sistema de credos próprio. Ok, esta pode não ser obvia, mas quando dá nas vistas não engana. É tanga.

Sem comentários: