A teoria dos memes, vem da analogia que há entre como as ideias se propagam e evoluem e a forma como o fazem as nossas características fenotípicas. O gene e o meme são as unidades básicas e funcionais de cada um dos processos.
Acerca do "post" de ontem (1) , sobre auto-organização, não pude deixar de reparar o seguinte:
As estruturas dissipativas só surgem em sistemas abertos, com uma fonte de energia externa, em sistemas longe do ponto de equilíbrio.
E agora vou especular um bocadinho:
E se a entrada de energia é a questão crítica para um sistema físico evoluir contra a entropia, tendo portanto de ser aberto, então a entrada de informação será o factor crítico para um sistema cognitivo evoluir também. Sistemas cognitivos só evoluem se forem abertos. Se entrar constantemente informação. Sistemas cognitivos fechados onde a informação não entra não evoluem. Tornam-se dogmáticos e mantém-se estáveis e imutáveis ao longo do tempo. Como por exemplo o criacionismo.
A ciência não. A sua natureza empírica e o seu naturalismo metódico obrigam a procurar extrair toda a informação que se conseguir do mundo físico. Foi isso um dos factores mais importantes que a terá permitido evoluir. Isso, e a abertura à critica.
Por isso refutações, sugestões e ideias são bem vindas. Há espaço embaixo para isso.
(1) http://cronicadaciencia.blogspot.com/2009/08/estruturas-dissipativas.html
Sem comentários:
Enviar um comentário