quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Homeopatia. Conspiração das farmacêuticas?

Só se meio litro de tinta der para corar todos os oceanos de amarelo... Do princípio:

Os defensores da homeopatia continuam a falar em conspiração por parte das grandes farmacêuticas para explicar a atitude de pessoas como eu ou os activistas que vão fazer a campanha 10:23 já este sábado (ver notas).

Mas isso é tolice. Não só as farmacêuticas podiam todas fazer medicamentos homeopáticos como ainda enriqueceriam com isso. Algo que provavelmente não lhes escapa. Se não o fazem, pelo menos com o nome de marca, é por uma questão de prestígio. Como é que se pode confiar em quem defende algo como isto:

A teoria da homeopatia diz  a que a agua guarda memória das coisas em que esteve em contacto. Por isso diz que pode se diluir milhares de vezes uma solução e que a actividade inicial ainda está presente mesmo quando já só temos agua.

Uma solução padrão de 30X, em homeopatia, significa diluir uma solução em 10 partes e repetir o feito 30 vezes (1).

Ou seja, põe-se uma gota de produto activo em 9 de agua e temos 1X. Tiramos daí uma gota e colocamos em 9 de agua e temos 2X. Até fazer os 30X.

Portanto  2X é uma solução de 1/100 e a solução homeopática 30X é igual a...    1/1000000000000000000000000000000 da solução original!

Isso é igual a 1 litro misturado num oceano com 10 elevado a 30 litros. Que é mais que toda  a agua que existe na Terra! (Terra = 1,35 elevado a 18 para todos os oceanos).

Qualquer pessoa que já tenha pelo menos cozinhado e usado temperos sabe que não há maneira de conseguir mais com menos. Pelo menos no que respeita à intensidade do efeito dos temperos. O sabor, neste caso.

Esta é a trêta que a homeopatia quer  vender. É que diluir 30X uma gota de agua do mar em agua destilada causaria na língua o efeito aumentado da agua do mar. Seria mais salgado na língua, graças à memória da agua e diluição infinitésimal.

Portanto, mesmo que os miasmas que ela se propõe reorganizar existissem, não havia maneira de em tamanha diluição haver qualquer efeito sobre eles.

Não há conspiração nenhuma. Há é bom senso, e pessoas que não são capazes de ficar caladas enquanto uns abusam da credulidade de outros.

E é verdade. 30X nem é o mínimo. Eles usam 30C, 200C, é só fazer render a agua. Em que 30C é igual a 60X.

Claro que os ensaios clínicos que excluam placebo e acaso dizem que não funciona. É apenas o esperado...

(1) http://en.wikipedia.org/wiki/Homeopathic_dilutions

Ver mais em:

http://1023portugal.wordpress.com/2011/01/25/homeopatia-o-teste/

Agredecimentos ao Pedro Homero pelas indicações dos erros. Ver comentários.

6 comentários:

Pedro Homero disse...

João, um par de correcções:

os activista = os activistas

Uma solução padrão de 30C, em homeopatia, significa diluir uma solução em 10 partes e repetir = Uma solução padrão de 30C, em homeopatia, significa diluir uma solução em 100 partes e repetir
(são 100 partes, não 10; 10 é uma diluição X ou D)

Ou seja, põe-se uma gota de produto activo em 9 de agua e temos 1C = Ou seja, põe-se uma gota de produto activo em 99 de agua e temos 1C

Unknown disse...

Vi outro debate num outro site (inclusive com o próprio sr Pedro Homero). Acho que foi no De Rerum Natura mesmo...
Acompanhei por cima alguns debates.

É incrível o número de diluições que os homeopatas fazem... É preciso tomar medidas drásticas para conscientização...

E o mais engraçado nesta história, é o que eu sempre falo: quando o pessoal da pseudociência se desespera sempre tem uma ala de gente que acha que é conspiração.

Ví la no De Rerum um sujeito a falar que era uma conspiração das farmaceuticas. Acho que foi um anonimo... Falta ser piada.

Pedro Homero disse...

Estimado Arnaldo,
Tal como comentei no post que refere ( http://dererummundi.blogspot.com/2011/01/homeopatia-e-so-agua-e-acucar.html ), somos apenas um grupo de cidadãos, alguns dos quais não se conheciam uns aos outros antes disto, não temos patrocínio de ninguém, pagamos do nosso próprio bolso os produtos homeopáticos que vamos comprar às farmácias portuguesas para a demonstração e somos críticos das farmácias que os vendem como se de medicamentos se tratassem, do Infarmed por legitimar esta prática, e dos laboratórios farmacêuticos que se dediquem a fabricar estas poções mágicas.

João disse...

Pedro Homero:

Tem razão, a letra que devia usar é X e não C.

Vou emendar.

30X = 60 C

Obrigado pela correcção.

João disse...

Arnaldo:

Sim, as teorias da conspiração servem para explicar qualquer coisa que a ciencia diga que não esteja de acordo com as pretensões deles.

É o aquecimento global, é as medicinas alternativas, é o espiritismo, só falta dizer que há conspiração para que não existam indicios da existencia de Deus... (os demónios apagaram as evidencias, hahaha).

E digo pretensões porque são mesmo isso. Carradas de wishfull thinking nos crentes.

E depois, tipos como eu são chamados de mercanarios das farmaceuticas.

Na realidade, as farmacêuticas estão-se nas tintas para isto.

João disse...

Esta vem da página da wikipédia que eu refiro:

"Duck liver 200C in the entire observable Universe

"A popular homeopathic treatment for the flu is a 200C dilution of duck liver, marketed under the name Oscillococcinum. As there are only about 1080 atoms in the entire observable universe, a dilution of one molecule in the observable universe would be about 40C. Oscillococcinum would thus require 10320 more universes to simply have one molecule in the final substance.[18]"