segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Homeopatetices, o conselho da farmacêutica, e a lista negra.

No sábado, como planeado, fui fazer numero no protesto anti-homeopatia. Depois de muito ponderar e ler mais umas coisas, e não tendo encontrado nenhum artigo sobre resíduos tóxicos ou de fármacos em produtos homeopáticos, nem o que me lembrava de ter lido, considerei que o risco era baixo e participei do mesmo modo que os outros. Tomei uma dose cavalar daquilo, meia embalagem de uma vez, (já que partilhei o meu produto porque ainda custa 10:45), mas ainda cá estou. Às 10:23 como combinado. No resto do mundo seguiu-se a mesmo acontecimento.

Infelizmente éramos muito poucos. Se os homeopáticos tivessem razão esta seria uma poderosa demonstração, mas infelizmente penso que é preciso continuar este tipo de coisas para alertar as pessoas.

Nesse dia, quando comprei o produto, tive em primeira mão a confirmação da nessecidade de explicar o que é a homeopatia e explicar porque não funciona. A senhora farmacêutica que me atendeu, depois de me por o produto na mão começou a dizer como se devia tomar. E como funcionava. Perante a minha resposta de que não funcionava, ainda insistiu que sim e chegou mesmo a salientar que era farmacêutica (WTF!?)  acabando por concluir que se calhar eu tinha uma formação parecida.

Não é tolerável que as farmácias abusem da sua autoridade para vender produtos que não têm eficácia comprovada e não têm plausibilidade nenhuma no mecanismo de acção que propoêm.

É só agua e açúcar. Mais nada. É preciso que as pessoas saibam que é só agua e açúcar. Porque eu penso que muitas quando souberem que aquilo é só agua e açúcar e que não se consegue melhor que o efeito placebo vão tentar gastar o dinheiro em placebos melhores como um chocolate quente ou um filme bonito.

Naturalmente que deixei a farmacêutica saber desta minha opinião. Foi um choque ouvir tamanho disparate ser proferido com tanta naturalidade por uma pessoa que estudou para saber mais que aquilo. Bem sei que um curso superior não transforma idiotas em pessoas inteligentes, mas não deixo de ficar pasmado. Claro que ela podia estar apenas  a seguir instruções, mas o problema mantém-se.

Eu sugeria que se fizesse uma lista das farmácias que  para lá de vender medicamentos homeopáticos não se importam de os aconselhar e dizer que funcionam. Sugeria mesmo que essa lista fosse obtida às claras e explicando porque é que a estávamos a fazer. Os dados deveriam ser obtidos directamente do director clínico e não anonimamente. A recusa a responder devia igualmente ser anotada e divulgada.

Creio que o numero de farmácias que assumam a responsabilidade de dizer que a homeopatia funciona vai reduzir muito  se for tudo feito publicamente e à claras. É não só uma oportunidade para o cliente saber do que pode contar numa farmácia em relação aos seus conselhos, como para algumas farmácias se destacarem da tenda de feiticeiro com que algumas não se importam de confundir.

PS: Descobri agora no expresso que o presidente da ordem dos farmacêuticos diz que há medicamentos homeopaticos registados com eficacia comprovada. Não só os medicamentos homeopaticos não precisam de ser eficazes para ser registados (sim, é incrivel) como tal eficacia nunca foi comprovada. Para quem acha que há conspiração das farmaceuticas espero que isto mostre em que sentido ela poderá ser.... Link para o expresso, aqui:

 http://aeiou.expresso.pt/farmaceuticos-contra-ioverdosei=f630172

2 comentários:

Skynet disse...

Não estou nada admirado com essa farmacêutica, já vi médicos a fazer o mesmo, e até o próprio bastonário da ordem dos farmacêuticos acredita nos efeitos da homeopatetice (http://1023portugal.wordpress.com/2011/02/05/o-bastonario-dos-farmaceuticos-teme-pela-nossa-saude/)

O James Randi toma sempre uma caixa inteira de comprimidos homeopáticos para dormir (com cafeína a 30C) no inicio das suas palestras e ainda não morreu :P

Tenho pena de não ter ido à manif, pode ser que para ao ano consiga ir.

João disse...

Skynet:

Eu tambem ja sabia que haviam. Até ja tive discussões com colegas meus sobre o assunto (é igualzinho a discutir a existencia de deuses, tudo baseado no que alegadamente não se sabe)

Mas não estava à espera de tanta convicção ao dizer tanto disparate.

Que queres que te diga. Sou alergico à treta.