quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Homeopatia. Conspiração das farmacêuticas?

Só se meio litro de tinta der para corar todos os oceanos de amarelo... Do princípio:

Os defensores da homeopatia continuam a falar em conspiração por parte das grandes farmacêuticas para explicar a atitude de pessoas como eu ou os activistas que vão fazer a campanha 10:23 já este sábado (ver notas).

Mas isso é tolice. Não só as farmacêuticas podiam todas fazer medicamentos homeopáticos como ainda enriqueceriam com isso. Algo que provavelmente não lhes escapa. Se não o fazem, pelo menos com o nome de marca, é por uma questão de prestígio. Como é que se pode confiar em quem defende algo como isto:

A teoria da homeopatia diz  a que a agua guarda memória das coisas em que esteve em contacto. Por isso diz que pode se diluir milhares de vezes uma solução e que a actividade inicial ainda está presente mesmo quando já só temos agua.

Uma solução padrão de 30X, em homeopatia, significa diluir uma solução em 10 partes e repetir o feito 30 vezes (1).

Ou seja, põe-se uma gota de produto activo em 9 de agua e temos 1X. Tiramos daí uma gota e colocamos em 9 de agua e temos 2X. Até fazer os 30X.

Portanto  2X é uma solução de 1/100 e a solução homeopática 30X é igual a...    1/1000000000000000000000000000000 da solução original!

Isso é igual a 1 litro misturado num oceano com 10 elevado a 30 litros. Que é mais que toda  a agua que existe na Terra! (Terra = 1,35 elevado a 18 para todos os oceanos).

Qualquer pessoa que já tenha pelo menos cozinhado e usado temperos sabe que não há maneira de conseguir mais com menos. Pelo menos no que respeita à intensidade do efeito dos temperos. O sabor, neste caso.

Esta é a trêta que a homeopatia quer  vender. É que diluir 30X uma gota de agua do mar em agua destilada causaria na língua o efeito aumentado da agua do mar. Seria mais salgado na língua, graças à memória da agua e diluição infinitésimal.

Portanto, mesmo que os miasmas que ela se propõe reorganizar existissem, não havia maneira de em tamanha diluição haver qualquer efeito sobre eles.

Não há conspiração nenhuma. Há é bom senso, e pessoas que não são capazes de ficar caladas enquanto uns abusam da credulidade de outros.

E é verdade. 30X nem é o mínimo. Eles usam 30C, 200C, é só fazer render a agua. Em que 30C é igual a 60X.

Claro que os ensaios clínicos que excluam placebo e acaso dizem que não funciona. É apenas o esperado...

(1) http://en.wikipedia.org/wiki/Homeopathic_dilutions

Ver mais em:

http://1023portugal.wordpress.com/2011/01/25/homeopatia-o-teste/

Agredecimentos ao Pedro Homero pelas indicações dos erros. Ver comentários.
Enviar um comentário