segunda-feira, 14 de setembro de 2009

OMS passa recomendação contra recurso a homeopatia.

Um grupo de cientistas e jovens médicos do Reino Unido e Africa escreveu uma carta aberta(1) à Organisação Mundial de Saúde a pedir que tomasse uma posição sobre o  aconselhamento de tratamentos homeopáticos para doenças como a malária ou a tuberulose em paises em desenvolvimento.

A resposta da OMS foi uma condenação severa acerca da utilização da homeopatia. (2) Vale a pena ler o que cada membro em cada direcção da OMS escreveu como resposta, traduzido pelo site "cepticismo aberto" - na referencia (3)

Agora essa recomendação está a ser comunicada aos ministros da saude de todos os paises  para chamar a atenção sobre o problema que é a homeopatia. 

Em Portugal a homeopatia é uma das terapias alternativas com enquadramento legal e a sua falta de suporte cientifico é assustadora. Um medicamento homeopata é só agua. E é vendida em farmácias o que para muita gente é um sinal de credibilidade.

Notas e referências:

Mais uma vez, obrigado à Fernanda por me indicar a notícia. 

(1)http://www.senseaboutscience.org.uk/index.php/site/project/331/

(2)http://www.senseaboutscience.org.uk/index.php/site/project/392/

(3)http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/2543/oms-adverte-contra-o-uso-da-homeopatia

2 comentários:

Fernanda Poletto disse...

Oi, Joao!

Vi o link no Ceticismo Aberto - deixei um comentário lá e a coisa acabou extrapolando para o meu blog. Altas discussões....

Dá só uma olhada...

http://bala-magica.blogspot.com/2009/09/hibridos-de-nanodispositivos-e-sistemas.html

Fernanda Poletto disse...

Joao,

Obrigada pelos comments lá no Bala Mágica :-)

Abraço,

Fernanda