quinta-feira, 4 de junho de 2009

Liberdade de crítica na ciência.

Simon Singh anunciou hoje que vai recorrer da decisão do Juiz. Eu fico muito satisfeito com este anúncio. Espero que o mal seja corrigido e que a crítica científica fique fora do ambito da difamação.

Para mim ( e não só) estão simultaneamente em jogo a liberdade de expressão e o processo normal de progresso do conhecimento por debate e discussão. Vivemos numa "aldeia global", desculpem o cliché, e o que se passa lá fora, influencia cá dentro. Por isso, mesmo que isto se esteja a passar em Inglaterra, penso que nos afecta a todos. Todos os que acreditamos e dependemos da ciência. E pela ultima vez que vi, era uma data de gente.

Nos estados unidos a blogosfera está tão inflamada como em Inglaterra. Simon Singh confessou que o processo o tem desgastado imenso e se não fosse pelo apoio que recebeu não teria agora escolhido continuar.

Quem tiver interessado em saber mais deixo aqui o link para o post do Phil Plait do excelente Bad Astronomy e do site Sense About Science, na pagina do "registo para manter os processos de difamação fora da ciencia".

http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/

http://www.senseaboutscience.org.uk/index.php/site/project/333/

Escrevi sobre o processo legal aqui:

http://cronicadaciencia.blogspot.com/2009/05/nao-denunciem-ou-nos-processamos.html

e sobre quiropratica aqui:

http://cronicadaciencia.blogspot.com/2009/05/quiropratica.html

Sem comentários: