sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Olha, debate na boa, mas são espantalhos.

Parece que o Luciano Henrique, ali do "Neo-ateísmo, um delirio", tem sido invadido por super-espantalhos.

Digo que são super-espantalhos por relação com a chamada falácia do espantalho. Mas aqui não é apenas criada uma versão deturpada do argumento a contrariar. É criada toda uma nova situação espantalho, com personificação espantalho de algumas pessoas.

Gente que se identifica com a designação "x - meme", ou seja, ideia da pessoa x, e com quem o Luciano, trava arduos debates. Aparecem por lá comentadores que se identificam como "João meme", "Pedro meme" (1), ou "Ludwig meme" (2), talvez até outros memes, o que deve ser chato para o Luciano ter de aturar essa gente toda. Ainda por cima, vá-se lá perceber, parece que argumentam para perder.

Fazem perder tempo e dão pouca luta. O Pedro meme ainda usou uns "quote mining"(3) do blogue do Pedro Couto, mas o meu "x-meme" (não confundir com x-men), ou fez um "quote mining" demasiado radical ou inventou tudo. Ou talvez um pouco de cada. De qualquer modo, não interessa. É conversa de espantalho.

E logo havia de acontecer ao Luciano que me vê a mim ou ao Pedro Couto em todo o lado. Ja não ia ao blogue dele há uns tempos, mas parece que ultimamente toda a gente, ou uma boa parte dela, que aparece lá a critica-lo, ele acha que somos nós.

Mas parece que o blogue dele parece mesmo mesmo é ser assombrado. Diz-se para aí que quando se manda um comentário a um texto dele, o comentário aparece alterado, outras vezes não aparece e ainda em alguns casos desaparece só ao fim de um bocado. Dizem. E comprovam com "print-screens". Mas eu não acredito nestas coisas paranormais e acho que os print-screens devem ser photoshopados.

Pois, é. É caso para dizer. Olha Luciano tenho muita pena, mas estas a debater com fantasmas. Ou espantalhos. Debate na boa, isso é sempre bom, mas olha que não sou eu. (E tenho cá a sensação que os outros também não são quem se diz ser...)

(1) Pedro Amaral Couto, do blogue "Crer para ver", e que dedica uns posts a responder ao Luciano Henrique, no seu estilo sério e exaustivo. Ver aqui:
http://crerparaver.blogspot.com/2009/11/modelos-entre-guerras.html
http://crerparaver.blogspot.com/2009/11/modelos-entre-guerras-dialogos-dificeis.html
(2) Prof. Ludwig Krippahl do blogue "Que treta":
http://www.ktreta.blogspot.com/
(3) Para ler sobre falácias seguir aqui a etiqueta: "falácias"

3 comentários:

Anónimo disse...

Ele inventa comentaristas ao seu bel-prazer. Ontem, ele criou mais um: INVESTIGADOR Da TRETA. Tudo isso por qual motivo? Dizer que o blog dele tem muitos comentaristas, que tem muitos cliques.

O cara é DOENTE!

Anónimo disse...

Luciano não engana a mais ninguém. Veja o que ele escreveu no blog dele, disfarçado de um tal "André", com o que ele escreveu, disfarçado de Stan:

Como “André”, no Neoateismo:

A proposição “não há respostas fora do âmbito da ciência” é auto-contraditória. Se a proposição estiver correta, a própria ciência teria que ser capaz de provar que a frase está correta (mas isso seria raciocínio circular). E se não fosse capaz, tal frase estaria incorreta, seria “infundada”, como diz Ludwig. Fica claro que a ciência só pode existir subordinada à outro campo do conhecimento que a valide, que seria o campo da epistemologia. E que considerar a ciência como único campo do conhecimento é auto-contraditório. É por isso que o cientismo caiu em descrédito no meio filosófico.

E o que ele escreveu como “Stan, no Ktreta:

E que considerar a ciência como único campo do conhecimento é auto-contraditório. É por isso que o cientismo caiu em descrédito no meio filosófico.

É que o safado apanhou tanto no Ktreta, que fica com vergonha de postar como Luciano Ayan/Luciano Eduardo/Luciano Henrique.

Barba Rija disse...

Mas o Luciano ainda é meme? Francamente.