quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Wikipédia vs Wikipedia

Tenho aqui referido uma vez ou outra a Wikipédia e mesmo elogiado. Acho a Wikipédia na língua inglesa uma obra formidável em vários aspectos. No entanto a Wikipédia em Português não é a mesma coisa. O problema não é ter menos artigos, estes serem mais pequenos e por vezes rudimentares, o problema é a falta de rigor. Alguns artigos até são propaganda. Penso que com o tempo estes problemas vão se resolver mas para já existe o que pode ser chamado de falta de maturidade na versão Portuguesa. Existem bons artigos e bons esforços mas é preciso consulta-la com um grau de alerta elevado. Não deixo de deixar os meus parabens a todos os que a tentam tornar melhor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma curiosidade: um site (claramente anti-semita) faz uma propaganda negativa ao wikipedia, chamando-o de wikimierda, alegando a distorção da wiki-realidade para uma perspectiva do mundo exclusivamente pró-israelita. É curioso ver o seu testemunho http://www.metacafe.com/watch/1587613//.

João disse...

Vi o link que deixas-te. Tresanda a teoria da conspiração à distancia. É facil constactar que na wikipédia qualquer um pode editar,e ver quem escreve: o próprio Jimmy Walles foi apanhado 18 vezes a "melhorar" a entrada sobre ele próprio e a comunidade não perdoou.

Pedro Amaral Couto disse...

Joao, tenho de concordar contigo, mesmo que tenha participado algumas vezes no Wikipedia portuguesa. Muitas vezes, quando procuro algo na Wikipedia portuguesa, encontro imensas alegações sem referências de apoio. Mesmo quando se trata de um artigo sobre um livro, não são capazes de citá-lo. Com isso, também noto que, não poucas vezes, parece que em certas matérias denota-se parcialidade (são colocadas meras opiniões, como numa discussão).

Na versão inglesa, pelo contrário, existem muitas referências no final e existem muitos avisos sobre o artigos que carecem de citações e referências para apoiarem o que é dito, ou sobre a qualidade dos mesmos.