segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aloe Vera causa cancro em ratos.

Um estudo feito pelo programa nacional de toxicologia nos Estudos Unidos concluiu que o estrato de Aloé causou tumores em ratos, quando administrado por via oral.

Quando fiz o meu post sobre o Aloe vera (ver etiquetas) considerei que havia boas razões para investigar mais o assunto. Ainda considero, mas neste momento o mais importante é haver confirmação independente destes achados. Depois descobrir se há uma dose segura ou se se pode isolar o agente cancerisno.  Por outro lado, não havendo para já razões para duvidar do valor deste estudo, e sem saber muito mais, qualquer efeito terapêutico que haja para que valha a pena correr este risco tem de ser bastante compensador. Isto é, tratar algo grave para o qual não haja muitas opções terapêuticas.

Acresce portanto ao problema de que não está bem estabelecido qualquer efeito terapeutico que possa haver para o aloé vera. Também ainda não está definido qual o principio activo que causa neoplasia, e até lá, se calhar isto devia ficar longe dos produtos que consumimos diariamente.

O Aloé vera é a origem de substratos adicionados a todo o tipo de produtos, bastante dispersos pelo mercado e não é dificil criar um contacto prolongado com os principios activos que nele se encontram.

Por isso, mesmo que os problemas graves tenham aparecido com doses altas e no estudo de longo prazo ( 2 anos) , e mesmo que tenha sido apenas no rato e não no ratinho ( o rato de laboratório), O estudo é pertinente.

Além disso, os ratos são considerados um modelo melhor para o intestino do homem. E mesmo nos ratinhos houve alterações que podem evoluir para neoplasia.


Isto não põe em causa os resultados positivos já encontrados para os efeitos terapêuticos, no sentido em que até podem ser verdadeiros, (haja confirmação independente que como disse noutro post ainda falta - não está nada bem estabelecido). São questões diferentes mas algumas vezes confundidas.São estudos diferentes para concluir coisas diferentes.

É uma questão de segurança vs eficácia:

Um príncipio activo  pode fazer bem a umas coisas e muito mal a outras. Na realidade é este equilibrio que temos de avaliar quase sempre (se não mesmo sempre, sem excepção). O que se passa agora é que não sabemos avaliar isso. De um lado temos eficacia mal comprovada e do outro tóxicidade provada mas não quantificada.

Naturalmente que põe em causa a alegação comum de se usar o produto para tratar tudo e mais alguma coisa, sobretudo se forem pequeninas coisas (feridas, queimaduras, etc) e o uso tipo  "suplemento para dar sorte".
 

Pode ainda acontecer que possamos isolar a molécula que causa os tumores (um extracto é um saco de gatos) ou descobrir que só é perigoso muitas vezes acima de uma eventual dose terapêutica. Mas estamos longe de saber o suficiente para fazer uma coisa ou outra. Nessa altura fará sentido usar o dito cacto.

No meio de tanta dúvida, mas com o pouco que se sabe de certeza, acho que faço um voto no príncipio precaucionário.

Nota: os produtos ditos naturais não passam pelos mesmo estudos obrigatórios do resto da farmacologia. Existe a crença generalizada que se é natural não faz mal, mas isso é obviamente uma grande treta.

Via New Scientist:  http://www.newscientist.com/article/dn20365-aloe-vera-extract-gave-rats-tumours.html

O estudo em Pdf aqui: http://ntp.niehs.nih.gov/NTP/About_NTP/TRPanel/2011/April/DraftTR577.pdf

Update: O post foi editado para re-escrever alguns paragrafos com o fim de passar melhor a mensagem que eu considero pertinente.

6 comentários:

Pedro Homero disse...

Link para o estudo?

João disse...

Olá Pedro,

Já está corrigida a falta.

Se me vais dizer que a New Scientist tem de ser lida com cuidado, eu já sei, mas ainda gosto de algumas coisas que eles escrevem. Em todo o caso tens o link direto para o Pdf.

Pedro Homero disse...

Não vou dizer nada, era só mesmo para ficar o post completo ;)

Ana disse...

Eu sou distribuidor flp! Você quer me arruinar? Acho que é inveja! Tá todo o mundo com inveja! a Anvisa tá com inveja! A Anvisa quer matar todo o mundo pra vender remédio! A Forever quer salvar o mundo! Eu quero salvar o mundo e ficar rico! Eu não tenho coragem de usar os produtos que vendo, mas posso garantir que são bons! Meu gerente me convenceu que os produtos da Forever são bons, curam até AIDS! Não sei por que as pessoas que foram curadas não aparecem por aí para darem seus depoimentos!

Amigo do Cavalo disse...

Interessante como as contradições surgem. Já vi estudos com ratos com o efeito exatamente ao contrário do que aqui é exposto. O Dr.Ivan Danhof, uma autoridade científica e que se dedicou à investigação da aloe vera em vários laboratórios e durante muitos anos, teve resultados impressionantes alguns dos quais fui testemunha. Sugiro que avalie bem os especialistas como Robert Davis, Clinton Howard, entre outras dezenas de investigadores honestos e independentes. Posso lhe dar uma lista de de autores com acesso aos estudos que contradizem o seu artigo, nomeadamente publicações cietíficas.
Cumprimentos
Mario Caetano

João disse...

Oi,

Se conhece estudos randomizados, controlados com placebo, duplamente cegos e com pelo menos 25 pessoas ou animais por grupo de teste, estarei bastante interessado em ler, seja qual for a conclusão. Se forem capazes de estabelecer uma dose terapêutica eficaz segura ainda mais.

Assim parece-me que faz apenas apelos à autoridade.