sexta-feira, 5 de março de 2010

O aquecimento global é quase de certeza causado pelo homem.

É o resultado de mais um estudo de um grupo de cientistas internacional liderado por membros do Met. Office.

Ver a noticia aqui, no The Guardian:

http://www.guardian.co.uk/environment/2010/mar/05/met-office-analysis-climate-change

Citação:

"According to Nasa, the last decade was the warmest on record and 2009 the second warmest year. Temperatures have risen by 0.2C per decade, over the past 30 years and average global temperatures have increased by 0.8C since 1880."

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Existe um bom apanhado da ciência climática na edição da "Science e Vie" deste mês. Para quem não se importa de ler em francês.

Aponta questões como o aquecimento global ser um facto para o momento presente. Pelas perdas das massas de gelo, pelas alterações verificadas na biologia, pela subida no nível das aguas do mar, pelo aumento de CO2 e outros gases na atmosfera. E que a causa mais provavel é a contribuição humana, porque não se encontra outra explicação e esta é esperada desde que o efeito de estufa foi descrito em 1800.

Em resumo, a melhor explicação possível para os fenómenos conhecidos é um aquecimento global antropogénico. Não há nenhuma explicação alternativa com um mínimo de consistência.

Existem falhas nesta teoria, mas é a melhor. E nenhuma falha que sugira que a teoria que diz o oposto ( aquecimento global não é causado pelo homem ou não existe) seja a mais correcta. Isso é algo que podemos compreender. É uma questão de aceitar ou não.

Acerca do Sol e do que este causa há muito para saber. Mas do que se pode saber, não é o Sol que esta a causar este aumento de temperatura. Porque o factor que se sabe ter variado não é esse. É o dos gases de estufa.

Não há maneira de fazer uma fogueira à escala mundial e queimar combustível à grande sem aquecer o planeta. Há que aceitar isso e agir. Já.



Sem comentários: