sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Você é criacionista?

Foi a pergunta do jornalista a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente no Brasil e candidata à presidência.

A resposta é:

"É impossível crer em Deus se não crer que Ele criou todas as coisas, não é? E se nós não sabemos como explicar as coisas, então não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem, porque nós não sabemos como elas podem ser explicadas. E a fé é exactamente isso. É nos crermos sem entendermos. E eu certamente que acredito que Deus é o criador de todas as coisas e que esse criador tem um projecto, que as coisas não acontecem por acaso algures... Existe um projecto inteligente um projecto da inteligência que governa tudo isso."

Isto é o mesmo que dizer que ou no criacionismo ou no desígnio inteligente. E que acredita neles como explicação da realidade sem que isso precise de provas, pelo menos enquanto houver alguma coisa por explicar.

Até porque mais à frente explica que não acha mal que também se ensine evolucionismo nas escolas religiosas onde já se ensina criacionismo.

Espero que o Brasil não eleve ao mais alto cargo este tipo de relativismo cultural exagerado, sustentado por "apelos à ignorância" e "Deuses-das-lacunas". Bem explícitos na frase dela.

Marina Silva foi considerada pelo Guardian uma das 50 pessoas capazes de salvar o mundo. Sim, mas só pelo poder que tem. Pelo tipo de lógica não promete muito.

Não sou brasileiro, mas um pais como o Brasil, com a importância que tem no mundo, com o numero de habitantes que tem, e toda a cultura que produz, merece um presidente melhor que isto. Alguém que valorize a ciência e que tenha um discurso coerente com o conhecimento cientifico e que considere a ciência acima da crença.

Ver aqui a entrevista de onde é retirada a frase:

http://eoqha.net/2008/criacionismo/111-entrevista-com-a-ministra-do-meio-ambiente-marina-silva/

4 comentários:

Wyrm disse...

Bom, sempre há a hipótese da Marina Silva não ser alucinada e apenas tenha respondido dessa forma devido a puro eleitoralismo.

Se calhar um presidente assumidamente ateu não tem grandes hipóteses no país onde nasceu a iurd e outras seitas evangélicas.

Mesmo por cá não é boa ideia um candidato antagonizar a seita católica...

É triste.

João disse...

Wyrm

Ela é evangelica.

Mas o que me assusta é a linguagem pró-milagre, usada na defesa do criacionismo. O anti-naturalismo. Essas coisas que me deixam a pensar em que é que essas pessoas se apoiam para tomar decisões acerca do mundo fisico. (saude, ambiente, tecnologia, etc)

Wyrm disse...

Bom, as pessoas baseiam-se em duas coisas, diz o cínico que há em mim: nos interesses que as financiam e nos ratings de aprovação.

João disse...

wyrm:

Acho que em termos de religião ela podia dizer que era catolica que tinha mais votos.

Não creio que esta resposta não corresponda às suas crenças. É muito consistente com o que os criacionistas mais ferrenhos estão sempre a dizer.

E os catolicos não sao criacionistas, não te esqueças. Nem levam literalmente uma serie de outras coisas da Biblia.

Sempre são um pouco mais sofisticados.