Depois de a associação britânica dos quiropráticos, BCA, uma pretensa medicina alternativa, ter processado Simon Singh (1) um popular escritor de ciência, a comunidade céptica ficou com os olhos postos no caso.
Descobriu que a própria BCA tinha nos seus regulamentos que os quiropráticos não podiam fazer propaganda para tratamentos para os quais não houvesse evidencia cientifica.
O que resultou num esmiçar severo da cumunidade ceptica da blogosfera às alegações de cada quiropratico. Como a quiropratica não tem evidencia cientifica para nada que não seja o bem estar de uma massagem (2) , a coisa correu muito mal à BCA. Um quarto dos membros da BCA já tem uma queixa de violar esses regulamentos - e alguns são membros da administração. A BCA teve inclusive de contratar mais seis pessoas só para lidar com a papelada envolvida - e queixa-se de falta de dinheiro.
Não é só na homeopatia que se começa a tornar publico que "o rei vai nú". Na quiropratica também. Quando é que se denuncia a acunpunctura? a urinoterapia? o reiki? etc. Tretas sem o mínimo de provas reais ou teóricas.
Ver mais aqui:
http://www.guardian.co.uk/science/2010/mar/01/simon-singh-libel-case-chiropractors
Notas:
(1)http://cronicadaciencia.blogspot.com/2009/05/nao-denunciem-ou-nos-processamos.html
(2)http://cronicadaciencia.blogspot.com/2009/06/simon-singh-vs-bca-update-as-evidencias.html
2 comentários:
Alguns avanços finalmente! Boas noticias! Quem sabe isso reflita aqui no Brasil (?)... mas seria pedir demais...
Fernado.
Vamos criticando, refutando e apontando o dedo às falhas até que seja óbvio que o "rei vai nú".
Obrigado pela visita.
Visitei o seu blog e gostei. Não consegui deixar um comentário por causa do browser talvez. Mas lá voltarei,
Enviar um comentário