terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sismólogos presos (para satisfazer a fúria da população?).

De acordo com o que tenho lido, apenas um dos condenados a 6 anos de prisão fez afirmações demasiado confiantes de que não haveria sismo. Os outros disseram o que já se sabe. Que não se podem prever sismos  e que aumentos do gás radon e pequenos tremores de terra podem não significar nada.

Apenas um sismo foi previsto até hoje. Em todo o mundo, desde sempre. O que indica que provavelmente foi sorte.

A pena de prisão destes cientistas, que apenas fizeram o seu trabalho, e logo para 6 anos é incompreensível.

Devem ser libertados imediatamente e ilibados de qualquer acusação e ainda receber uma indemnização pelos danos pessoais causados que presumo que para já sejam devastadores.

Quanto ao individuo que disse algo no sentido de que não havia risco, deve ser visto o contexto em que disse isso. Provavelmente em situação de pressão e perante um público ansioso.

Não consigo ver a situação de outra maneira que não seja a procura de bodes expiatórios.  E a dificuldade das pessoas em geral para compreenderem que nem tudo é a preto e branco. Os sismólogos disseram cinzento, era verdade e foram presos. Toda a gente ouviu preto. E agora que se pode confirmar o que foi realmente dito e que apenas um deles foi demasiado afirmativo, vão todos presos. 6 anos, não menos.



Ler mais aqui:

http://www.newscientist.com/article/dn22412-briefing-seismologists-found-guilty-of-manslaughter.html

e aqui:

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/seis-cientistas-condenados-a-seis-anos-de-prisao-por-subestimar-riscos-do-terramoto-de-laquila-1568348



3 comentários:

NG disse...

Quem afirma saber o que não sabe pode ser responsabilizado por isso. O neopositivismo bacoco dá nisto, o cepticismo genuíno tem sido empurrado para os confins da religião autêntica, onde sempre foi glorificado.

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

Nuno Gaspar:

Neopositivismo bacoco? Religião autentica(agora já não gostas da religião, é? ou só gostas da que não é verdadeira?) Que estás para aí a falar? Não creio que estas a ver bem as coisas, e é uma questão de materia de facto.

Houve pelo menos 5 deles (há um que disse que não havia perigo) que não deram garantias e disseram o que se sabe, que não é razão para achar que vai haver um terramoto grande só porque há terramotos pequeninos. Pode ser e pode não ser.