sexta-feira, 21 de maio de 2010

Falhas cerebrais

Como o Neil Tyson diz num excelente video sobre o apelo à ignorancia e o testemunho não sistematico (1) as ilusoes de optica são falhas do cerebro. Mas que toda a gente tem.

O recente concurso sobre ilusoes de que ja falei apresenta uma série delas novas, mas entre muitas que apena suscitam um "meh..." há algumas francamente ilustrativas do que podemos contar de um testemunhos não sitematicos, não reprodutiveis.

Por exemplo, a ilusão "Monkey Business" pede que estejamos atentos aos jogadores de branco e quantas vezes passam a bola. Devera ser capaz de chegar ao numero correcto ou perto disso para saber se executou bem o teste. E depois de ter confirmado se contou bem os passes são lhe perguntadas outras coisas sobre o que se passou naqule palco. Coisas absoltamente visiveis, quase atiradas à cara. Coisas que nem se tentam esconder, e no entanto não são vistas por metade das pessoas que assitem ao video e são capazes de contar o numero de passes. Porque se não estiver a contar o numero de passes e estiver a procurar o que se passa em palco vai ver tudo - mas claro, não saberá responder a pelo menos uma pergunta sobre o filme, que é quantos são os passes. Mas deixe isso para quando o filme se repetir. 

O filme esta aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=IGQmdoK_ZfY&feature=player_embedded

Notas:

(1) A excelente apresentação do Neil Tyson em resposta à pergunta se ele acredita em O:V.N.I.S. http://www.youtube.com/watch?v=zfAzaDyae-k

7 comentários:

Joaninha disse...

João,

Não sou veterinaria, sou engª de Produção animal.

E estou no segundo ano de um segundo curso, solicitadoria, vou-me dedicar a outro tipo de animal, já que os primeiros não me deram nada.


Engª de PA é lindo mas sem qualquer futuro neste pais...especialmente dentro da area na qual gostava de ter trabalhado...Na parte de higiene e sanidade animal...

João disse...

É como dizes. O trabalho em produção animal não existe, para mal do pais.

Melhor sorte no novo curso.

Anónimo disse...

há vagas em Mora explorações com 300 a 500suínos

João disse...

Asmodeux:

Obrigado, mas so trabalho com pequenos animais.

Unknown disse...

Já tinha ouvido falar de uma ilusão deste género no livro "The Greatest Show on Earth", de Richard Dawkins. Como tal, reparei no Gorilla.

Também percebi que a jogadora da equipa de preto abandonou a equipa, mas não me apercebi da mudança de cor da cortina.

Bom blog, passo a seguir.

Barba Rija disse...

A ideia de que são "falhas" do cérebro é que está errada. Não são falhas, é como o cérebro funciona. Obviamente que em qualquer sistema de observação, se tu tentares desenhar algo para enganar esse sistema, consegues sempre fazê-lo. Significa isso que o sistema tem "falhas"?

João disse...

Barba Rija:

Acho que é uma questão semantica a que tu pões.

Na realidade eu acho que são falhas porque estamos a explorar coisas que se deus existisse podia fazer um patch para corrigir. :P

"se tu tentares desenhar algo para enganar esse sistema, consegues sempre fazê-lo."

SIm, todo o sistema tem a sua afirmação godeliana. É uma falha.

É a prova que deus não existe. Não ha sistemas perfeitos. A não ser que Godel esteja enganado. Mas para ja acreditar que ele esta enganado é como acreditar que os morangueiros na china dão sandes mistas.