sexta-feira, 21 de maio de 2010

Falhas cerebrais

Como o Neil Tyson diz num excelente video sobre o apelo à ignorancia e o testemunho não sistematico (1) as ilusoes de optica são falhas do cerebro. Mas que toda a gente tem.

O recente concurso sobre ilusoes de que ja falei apresenta uma série delas novas, mas entre muitas que apena suscitam um "meh..." há algumas francamente ilustrativas do que podemos contar de um testemunhos não sitematicos, não reprodutiveis.

Por exemplo, a ilusão "Monkey Business" pede que estejamos atentos aos jogadores de branco e quantas vezes passam a bola. Devera ser capaz de chegar ao numero correcto ou perto disso para saber se executou bem o teste. E depois de ter confirmado se contou bem os passes são lhe perguntadas outras coisas sobre o que se passou naqule palco. Coisas absoltamente visiveis, quase atiradas à cara. Coisas que nem se tentam esconder, e no entanto não são vistas por metade das pessoas que assitem ao video e são capazes de contar o numero de passes. Porque se não estiver a contar o numero de passes e estiver a procurar o que se passa em palco vai ver tudo - mas claro, não saberá responder a pelo menos uma pergunta sobre o filme, que é quantos são os passes. Mas deixe isso para quando o filme se repetir. 

O filme esta aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=IGQmdoK_ZfY&feature=player_embedded

Notas:

(1) A excelente apresentação do Neil Tyson em resposta à pergunta se ele acredita em O:V.N.I.S. http://www.youtube.com/watch?v=zfAzaDyae-k

Enviar um comentário