quarta-feira, 30 de maio de 2012

O uso humano de recursos de agua doce é responsavel por parte do aumento do nivel do mar.

Porque estamos a precisar de agua doce para electricidade e irrigação, etc, estamos a construir barragens. Mas como só se produz energia se se abrir a barragem, essa agua acaba por ir para o mar. E só a meteorológica já não chega.

Por isso é preciso fazer furos até reservatórios subterrâneos e bombear agua para a superficie. Só que estamos a bombear mais depressa do que esses reservatórios conseguem encher. Estão a ficar mais vazios. E essa agua que bombeamos para fora de reservatórios biológicos acaba no mar.

E essa é mais uma causa da subida do nível das aguas do oceano e um exemplo de como o homem está a transformar o planeta enquanto muitos ainda acreditam que é um sistema tão estável que o homem não pode nele produzir alterações significativas.

Eu não acho que se deva acabar com tudo. Acho que temos é de usar a ciencia para avaliar muito bem as nossas opções e ser capaz de trocar a satisfação imediata em algumas coisas por um futuro mais compensador. Ser capaz de fazer o "gratification delay" e agir planeadamente para um curso sustentável.


Bibliografia:

http://arstechnica.com/science/2011/09/can-pumping-too-much-groundwater-raise-sea-level/

http://www.agu.org/pubs/crossref/2012/2012GL051230.shtml

http://arstechnica.com/science/2012/05/damned-if-you-dont-dam-groundwater-use-outpacing-dam-building/

Sem comentários: