quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O mundo estranho dos conspiracionistas.

No dia 11 de Setembro de 2001, pouco depois de ter atirado dois aviões contra as torres gemeas em Nova York, o governo americano detonou as bombas que lá tinha colocado durante os anos anteriores (demorou este tempo todo para ninguém ver) e implodiu os edificios. Os aviões foram só para disfarçar e não dar muito nas vistas. Infelizmente enganaram-se nos calculos e faltou atirar um avião contra outro prédio ( wtc numero 7)  que caiu só com as bombas. E assim tudo se descobriu. Para além do mais, os prédios cairam a uma velocidade que só era possivel devido às bombas e nunca ao embate com os aviões. Com toda a certeza: pois eram feitas com tecnologia alienigena.

Isto porque o homem não foi à Lua, nem sabe como o fazer, mas é sabido que o governo dos E.U.A. adquire tecnologia alienigena e  é por isso que de lá vem tanta coisa. Provavelmente a troco de experiencias sexuais com os seus habitantes. É que parece que estes aliens altamente sofisticados não pensam noutra coisa. São milhares as pessoas que se queixam disso todos os anos. Só pode ser verdade.

Neste mesmo mundo, as grandes companhias mundiais que gastam enormes quantidades de energia para manter a sua atividade, (e mesmo aquelas cuja atividade é vender energia),  estranhamente conspiram para que a fonte de energia que precisam seja considerada perigosa. Conspiram acérrimamente para que toda a gente acredite que queimar petroleo está a aquecer o planeta. E logo por azar o planeta está mesmo a aquecer. E logo por azar queimar petroleo aquece mesmo o planeta. Mas apesar disso a verdade é que o planeta aquece por outra razão, desconhecida ainda... Mas por causa do CO2 é que não é. 

A mim não me enganam. O planeta aquece porque é assim que tem ser. E já a gronelandia se chamava dantes "terra verde" e isso diz tudo. Tal como crise e oportunidade se escreve da mesma maneira em chinês, logo crise é uma oportunidade. É apenas outra conspiração essa história da crise. É apenas uma epoca cheia de oportunidades. E se não as agarram a culpa só pode ser vossa. E eu chamo-me João que dizem que quer dizer "favorecido por Deus", por isso não duvidem do que vos digo.

E depois é o problema do tabaco. Querem nos convencer que uma coisa que já os nossos avós faziam causa cancro. Descobriram agora, não? Ainda bem que há quem nos queira dizer a verdade e denunciar quem nos quer enganar.

Provavelmente até são as empresas  que vendem vacinas que causam autismo. Porque sabemos que apesar de tudo ter começado com um médico que queria ganhar dinheiro com uma patente fraudolenta (a dobrar), as vacinas causam mesmo autismo. Foi azar apenas ter sido descoberto por um médico aldrabão. Agora sabemos que todos os cientistas da saude estão pagos por estas grandes corporações.  Por isso é que os testes científicos eliminam essa hipótese. Felizmente temos as estrelas do rock e as modelos da playboy para nos abrir os olhos.

Incluindo o Elvis.

Agora vou jogar no euromilhões já que tenho mesmo o "feeling" que me vai sair. As probabilidades são de 1 para 100 milhões mas eu sinto que o universo conspira para que eu ganhe. Só pode. Eu mereço, não sou nada como o resto dos milhões que sofrem com a crise. Ser-se pobre é tão chato que eu sinceramente não percebo porque é que há tantos que não passam daquilo no meio de tanta oportunidade. Enfim... Ao menos a mim há de me sair qualquer coisa no jogo. 

Afinal este é o mundo onde as coisas menos provaveis acontecem com mais frequência. Cheers!


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Chamam-lhe imposto sobre a estupidez.

De acordo como o Stephen Pinker, no seu livro "How the mind Works", nos E.U.A. o dinheiro gasto em lotarias e sorteios tipo "Euromilhões" é chamado (por alguns) de "stupidity tax" - imposto sobre a estupidez.

Isto porque a probabilidade de ganhar é tão baixa, que o dinheiro gasto, para a esmagadora maioria das pessoas, é como se fosse deitado fora. Servirá  na melhor das hipoteses para beneficiar uns poucos vencedores que nada de construtivo fizeram para o receber. E claro uma outra parte vai para a organização - A soma de todos os prêmios é inferior ao dinheiro total recolhido. Tem de haver uma fatia para a parte de quem organiza.

Tal com o história da cenoura pendurada no fim de um pau à frente dos olhos do burro, a ilusão de uma "vitória" possível, leva muitos a jogar nestas coisas todas as semanas, sendo que no fim de cada ano os gastos podem chegar facilmente à centena de euros. Vejamos:

Por exemplo, gastando 2 euros por semana em jogos, em 52 semanas do ano, o total dá... 104 euros. Um verdadeiro imposto. Normalmente sacado a quem mais precisa e mais está desesperado.

Para ter uma chance muito alta de ganhar é preciso gastar mais dinheiro do que o ganho no prémio. Por isso a grande maioria das pessoas vai apenas pagar o imposto e nunca ganhar nada de jeito.

De acordo com as contas de uma matemática contactada pelo Público, a probabilidade de ganhar o jackpot do Euromilhões, é de cerca de 116 milhões para um. Ou seja, em percentagem, cerca de 0,0000008%.

Comparando com outras probabilidades:


- Para aceitar como verdadeira a existência do bosão de Higgs,  procura-se uma certeza inversa de 0.0000003 % , ou seja que a probabilidade de ser treta seja 0,0000003% (ainda um zero a menos que a probabilidade de ganhar o jackpot, portanto um numero maior )

 - Para ganhar o prémio (1 milhão de dollares) oferecido por James Randi a quem provar que possui um poder subrenatural é preciso acertar contra uma probabilidade de 1 para 1 milhão. Mais uma vez para garantir que não se chega lá só por sorte mesmo havendo muita gente a tentar. Ou seja de 0,000001%. Muito mais fácil.


 - Por exemplo, fumar um maço de cigarros por dia durante cerca de 30 anos, leva a uma probabilidade de 1% de ter cancro de pulmão aos 50 anos de idade mesmo depois de uma decada sem fumar. Mais, para um fumador de dois maços por dia sem parar, durante 50 anos, as probabilidades vão chegar a 14%. Probabilidades várias ordens de grandeza mais altas. 

- Em biologia, quando a probabilidade de um resultado observado ser devido ao acaso é  inferior a 1% (e quando haja uma explicação plausível) é aceite normalmente como suficiente para se considerar que não é por acaso.

- A probabilidade de ganhar (acertar exatamente) um lançamento com um dado de jogo é de 16%.

- A probabilidade de ganhar um "cara ou coroa" é de 50%.

Espero que isto ajude.

Via Público, aqui.

Actualizado 14:09 10-8-2012 para corrigir várias gralhas e imprecisões. E novamente às 18:18.

PS: As contas apresentadas no Público estão corretas. Não deixa de ser impressionante notar como isso aparece nos comentários como estando errado, sem o minimo de cuidado por parte dos comentadores.