quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aquecimento global leva a invernos mais frios na europa.

O aquecimento global é o resultado de um aumento da energia total disponivel à superficie do planeta. Sabemos que esse aumento de energia disponivel se deve à diminuição de radiação infravermelha que escapa para o espaço, ao ser devolvido à superficie da terra.

Isto não significa que tenhamos de ver todo e cada ponto do planeta a aquecer gradualmente ao longo do processo que está a aumentar artificialmente a energia disponivel. Existem fluxos de energia pela superficie do planeta, tal como correntes de convecção numa panela ao lume, e se bem que o resultado final médio seja o aquecimento, ao alterar as direcções  das correntes termicas vamos passar a ter correntes frias onde antes não existiam.

Um consenso está-se a formar no sentido de explicar os invernos frios sentidos recentemente na Europa e Estados Unidos da América através do aquecimento do artico e diminuição do gradiente termico em sua direção. Em consequencia, um fenómeno conhecido como Vortex Polar, que é um conjunto de ventos que mantém o frio preso no polo norte, está a diminuir permitindo ao frio "espalhar-se" pelas regiões mais temperadas.

Via Ars Technica, aqui: http://arstechnica.com/science/2012/06/colder-winters-may-be-new-normal-due-to-melting-arctic-ice/ (fontes originais referenciadas no artigo).

Sem comentários: